Regulamento

Batalhas Rio de Janeiro 2016

A competição Batalhas Rio de Janeiro 2016 é um torneio regional de Batalhas de MCs. Em uma batalha de MCs, dois artistas se enfrentam, cada um improvisando rimas desafiadoras contra o outro.

Competição

Consiste em 5 batalhas eliminatórias, a serem realizadas em locais reconhecidos pela cena Hip Hop:

Cada batalha eliminatória consiste em até 15 duelos de MCs, onde até 16 participantes irão duelar entre si até que apenas um campeão sobreviva ao final. O campeão de cada eliminatória estará automaticamente classificado para disputar a final.

Participação

Cada eliminatória poderá conter até 16 participantes. Os participantes deverão se inscrever na eliminatória de sua região, e deverão comprovar que possuem experiência em duelos de MCs, através do envio de um vídeo gravado ao vivo de um duelo que tenha participado. O vídeo deve ter a duração de ao menos 45 segundos para que se comprove que o participante concluiu todo o ataque ou defesa.

Não há restrições de idade, mas menores de idade deverão encaminhar um atestado de responsabilidade assinado pelo responsável.

Caso o número de inscritos para a eliminatória seja muito grande, a organização do evento poderá realizar uma votação online com os primeiros 20 competidores qualificados para a seleção dos participantes. Aqueles que não forem selecionados poderão ficar em uma fila de espera por desistência.

Se inscreva o mais cedo possível, com o vídeo de avaliação, na classificatória de sua região para garantir a sua participação. A inscrições será aberta dia 3 de outubro de 2016 para todas as eliminatórias. Cada eliminatória possui uma data de encerramento e uma restrição de bairros que podem se inscrever nela.

Eliminatórias

Eliminatória Méier (23 de outubro de 2016)

A inscrição para a eliminatória do Méier se encerra dia 19 de outubro de 2016 às 23h00. Nela apenas podem participar moradores dos bairros: Abolição, Acari, Agua Santa, Anchieta, Bancarios, Barros Filho, Braz de Pina, Cachambi, Cacuia, Cidade Universitaria, Cocotá, Coelho Neto, Colegio, Complexo do Alemão, Corodovil, Costa Barros, Del Castilho, Encantado, Engenho Da Rainha, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Freguesia, Galeão, Guadalupe, Higienopolis, Inhauma, Iraja, Jacaré, Jacarezinho, Jardim America, Jardim Carioca, Jardim Guanabara, Lins de Vasconcelos, Maré, Maria da Graça, Méier, Moreró, Parada de Lucas, Parque Anchieta, Parque Columbia, Pavuna, Penha, Penha Circular, Piedade, Pilares, Pitamgueiras, Portuguesa, Praia Da Bandeira, Riachuelo , Ribeira, Ricardo de Albuquerque, Rocha, Sampaio, São Francisco Xavier, Tauá, Todos os Santos, Tomas Coelho, Vicente de Carvalho, Vigario Geral, Vila da Penha, Vila Kosmos, Vista Alegre e Zumbi.

Eliminatória Botafogo (30 de outubro de 2016)

A inscrição para a eliminatória de Botafogo se encerra dia 26 de outubro de 2016 às 23h00. Nela apenas podem participar moradores dos bairros: Botafogo, Catete, Centro , Copacabana, Cosme Velho, Flamengo, Gavea, Gloria, Humaita, Ipanema, Lapa, Laranjeiras, Leblon, Leme, Rocinha, Santa Tereza, São Conrado, Urca e Vidigal.

Eliminatória Vila Isabel (06 de novembro de 2016)

A inscrição para a eliminatória de Vila Isabel se encerra dia 2 de novembro de 2016 às 23h00. Nela apenas podem participar moradores dos bairros: Alto da Boa Vista, Andarai, Benfica, Bonsucesso , Catumbi, Cidade Nova, Estacio, Gamboa, Grajau, Maguinhos, Mangueira, Maracanã, Olaria, Praça da Bandeira, Ramos, Ramos, Rio Comprido, Santo Cristo, São Cristovao, Saude , Tijuca, Vasco da Gama e Vila Isabel.

Eliminatória Jacarepaguá (13 de novembro de 2016)

A inscrição para a eliminatória de Jacarepaguá se encerra dia 9 de novembro de 2016 às 23h00. Nela apenas podem participar moradores dos bairros: Anil, Barra da Tijuca, Bento Ribeiro, Camorim, Campinho, Cascadura, Cavalcanti, Cidade de Deus, Curicica, Engenheiro Leal, Freguesia (JPA), Gardenia Azul, Grumari, Honorio Gurgel, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Madureira, Oswaldo Cruz, Pechincha, Praça Seca, Quintino Bocaiuva, Recreio, Rocha Miranda, Tanque, Taquara, Turiaçu, Vargem Grande, Vargem Pequena, Vaz Lobo e Vila Valqueire.

Eliminatória Campo Grande (27 de novembro de 2016)

A inscrição para a eliminatória de Campo Grande se encerra dia 24 de novembro de 2016 às 23h00. Nela apenas podem participar moradores dos bairros: Bangu, Barra de Guaratiba, Campo Grande, Campos dos Afonsos, Cosmos, Deodoro, Gericinó, Guaratiba, Inhoaiba, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Paciencia, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santissimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Sepetiba e Vila Militar.

Final Leopoldina (04 de dezembro de 2016)

A final será realizada na quadra da Unidos da Tijuca, na Leopoldina. Os participantes da final serão os 5 campeões das eliminatórias e os 5 segundos colocados. Dentre os segundos colocados, no dia, haverá uma repescagem que definirá os 3 participantes que irão disputar a final com os demais campeões.

A entrada para a final é paga e será vendida antecipadamente nas lojas Cristal Graffiti.

Batalhas

Os participantes de cada eliminatória serão sorteados para duelar entre si. Os vencedores dos duelos, por sua vez, serão sorteados novamente para duelarem entre si até que haja apenas um vencedor.

Os duelos serão realizadas no estilo Tradicional, dividido em 2 rounds, compreendendo ataque e resposta, em alternância. Cada ataque/resposta compreende 45 segundos, em que o MC terá para improvisar, atacando ou respondendo ao seu oponente. Caso haja um empate, o apresentador poderá anunciar um terceiro round para desempate.

Para cada batalha haverá um DJ, imparcial, que irá soltar o beat para as rimas e improvisações.

Votação e Julgamento

Os vencedores de cada etapa serão escolhidos por votação popular, ao término de cada batalha.

Os critérios técnicos de avaliação pelo público são:

Cabe principalmente à coordenação do evento, as posturas, falas e ações que fazem com que um(a) MC perca pontos ou até mesmo seja desclassificado(a).

Premiação

O vencedor da classificatória receberá R$ 1.000 em dinheiro e terá o direito de participar na final. O segundo colocado da classificatória receberá uma premiação em produtos, como vestuário e acessórios associados a cultura Hip Hop (Double G).

A final, a ser realizada na Leopoldina não possuirá inscrição, pois serão selecionados os 8 MCs vencedores das classificatórias. Esta também será realizada de forma eliminatória em chaves sorteadas, mas com 90 segundos de improviso para cada MC por round, em vez dos 45 segundos das seletivas.

O vencedor da final receberá R$ 2.000 em dinheiro.